segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Subindo pela montanha em busca do paraíso no Ceará

Existem viagens que te fazem pensar o quanto de tempo, precioso, você perde passando seus finais de semana em casa, quarando, deitado no sofá assistindo ao Faustão. O quanto do seu próprio estado você não conhece e há muito passa batido. E é isso que eu vou mostrar que você está perdendo, e o que eu também estava.

Só pra contextualizar, eu estava de férias, tinha que aproveitar. E o destino estava entre São Paulo, ou uma serra bem fria, Guaramiranga ou Ubajara. Eis que surgiu uma bela oportunidade, e eu aproveitei. Peguei o carro, arrumei a mochila, contei a grana, peguei as passageiras e fui. Rumo à Ubajara. Mais de sete horas de viagem depois, e um caminho de encher os olhos, chegamos. E para minha surpresa não estava frio, muito pelo contrário, estava quente bem quente, mas não menos lindo. A serra estava do jeito que eu gosto, VERDE! Com um ar que nem a grande quantidade de carros presentes nas cidades vizinhas era capaz de poluir. Sentir tudo isso é uma experiência magnífica.

Nessa viagem, três cidades estavam no roteiro: Ubajara, Tianguá e Viçosa do Ceará. Tive a honra de ter uma guia-turístico muito simpática, atenta aos detalhes e que além de guia foi um ótima anfitriã, juntamente com sua família. O que tornou a experiência ainda mais memorável. Vamos então?


A cidade de Ubajara é após Tianguá e está praticamente no "meio" da serra da Ibiapaba, no inverno é deliciosamente fria o dia inteiro e habitualmente chove, no verão essa delicia de frio somente ocorre durante à noite e no começo da manhã. Uma cidade pequena, que possui como principal atração o Parque Nacional de Ubajara, onde se localiza o famoso Bondinho e a Gruta de Ubajara. Tanto o Bondinho quanto a Gruta são experiências muito valiosas e interessantes. E depois de tudo isso, se você não passar pelo Caldo do Seu Valdir, nada valeu a pena.

Abaixo você pode conferir um pequeno trecho dessa viagem de Bondinho.

Ainda em Ubajara, temos as pousadas-atração, que são elas o Neblina ParkHotel e a Pousada Semente de Luz, sendo essa última um conceito mais alternativo de hospedagem e com custo bastante acessível.

Já em Tianguá a principal e grande atração é o Sítio do Bosco, um espaço de Camping e lazer totalmente em contato com a natureza, para quem curte bastante aventura, algo mais "relax" e alternativo. Lá você pode praticar rapel, voo livre, curtir a trilha, conhecer a caverna do morcego, aproveitar um banho de piscina natural e apreciar a vista dos mirantes que tem pelo sítio. E o melhor de tudo, tem wi-fi para os visitantes, e você vai poder ostentar pra galera ou levar a família toda. Para entrar é necessário pagar uma pequena taxa por pessoa, uma vez que se trata de um espaço particular, que te dá direito a passar o dia todo no sítio. O grande barato dessa atração de Tianguá é que ele evoca a consciência ambiental e a aproximação com a natureza.



Na cidade de Viçosa do Ceará, a grande atração é a Igreja do Céu. Que está a mais de 334 degraus do centro da cidade, divididos entre as 15 estações da Via Sacra, para lembrar quem sobe o sofrimento de Cristo. Como eu detesto lembrar do sofrimento de pessoas queridas e também não estava fisicamente pronto para tal façanha, fui de carro mesmo. Dá pra chegar pela estrada que está às margens do cemitério municipal. Apesar de muito linda e bastante visitada ela não é o único atrativo da cidade, tem também a Casa dos Licores do Sr. Alfredo Miranda [falecido já em 2014] e D. Terezinha, sua esposa que está viva e acompanha a produção dos licores e quitutes que atraem muitos turistas. São mais de 50 sabores de licor, dos mais comuns aos mais exóticos. Tem até afrodisíaco.

Mas como eu não sou muito chegado ao beber, eu vou logo pro meu kit-pança. Os biscoitos e geléias de iguais diversidade de sabores. Quando você estiver por lá, será muito bem recebido pelas filhas do casal, que tocam o negócio da família, e receberam uma explicação bem mais aprofundada e interessante que a minha, visto que a dela é acompanhada pela degustação dos produtos.

Ainda na indicação do kit-pança, em Viçosa do Ceará tem um lugar onde os doces até faltam, mas pela fama da qualidade. É a Fazenda Villa Real ou como é conhecida na região Vila Real Doces. Ela está situada na saída de Viçosa quase chegando ao Piauí, e produz uma variedade enorme de sabores de doces, que infelizmente não pude provar pois alguns turistas furam mais rápido e limparam o estoque da lojinha da fazenda. Mas para minha salvação ainda havia um pote de doce de mamão, que eu tratei logo de comprar. Saindo de Viçosa, pra falar a verdade antes de você ir embora, tem a padaria Pão da Vida, com um ambiente aconchegante e claro pães deliciosos.


Com essa viagem posso dizer que tive as primeiras férias da minha vida. A primeira do trabalho, a primeira que eu viajo, a primeira que eu sinto saudades DO TRABALHO[parece loucura, mas eu atendi o meu telefone de casa com o script da empresa], a primeira que eu não paro, e fico morgado no sofá. A lição de tudo isso: Você não conhece o estado em que vive! Está na hora de você descobrir o Ceará. E não, eu não faço parte da secretaria de turismo do governo do estado. Apenas quero compartilhar boas experiências.

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário