domingo, 25 de maio de 2014

Projeto 12porOito, uma pitada de saúde na sua vida

Depois de falar de Chocolate, algo que engorda bastante algumas pessoas, vamos falar de vida saudável. Afinal saúde é coisa muito boa!

Para quem não sabe, o autor deste blog é hipertenso.

Vulgarmente conhecida como pressão alta. É uma doença crônica, causada por diversos fatores: hereditariedade, obesidade, estresse, excesso de sal e alimentação desequilibrada. Os hipertensos, não podem fazer ingestão excessiva de sódio, aliás, o recomendado é apenas uma colherzinha rasa de chá de sal de cozinha para um dia inteiro. Não só cloreto de sódio [sal de cozinha] mas sim o sódio como um todo. Essa substancia é responsável pela contração dos vasos sanguíneos, artérias, veias e capilares, o que dificulta a passagem do sangue por eles. Assim, o coração bombeia o sangue com mais força, para que ele possa chegar as partes mais importantes do corpo [todas] com a mesma eficiência. O esforço que o coração faz para mandar sangue para todo o corpo tem um preço. Na verdade vários. Seu coração bate mais forte podendo causar sobrecarga ventricular, você começa a reter líquido, contando também com as doenças amigas da hipertensão: colesterol alto e diabetes. Hipertensão pode matar.

A pressão ideal em um humano adulto é de 12 por 8. Isso quer dizer que: Quando seu coração contraí para esvaziar-se mandando sangue para a aorta, a pressão deve corresponder a 120 mmHg [milímetros de mercúrio] e quando ele relaxa para e enche suas cavidades de sangue novamente a pressão deve corresponder a 80 mmHg, ou seja: 12[máxima] por 8[mínima]. Acima disso existe um limite, mas meu conselho é que você procure um cardiologista e faça dele seu médico do coração.


No caso deste rapaz que vos fala, as causas não foram citadas acima. Foi um problema congênito, que nasceu comigo, que afetava a circulação de sangue para os pulmões. O problema foi corrigido, a para eu poder lembrar dele, a vida me deixou hipertenso. Por muito tempo, eu não ligava para esse problema. Tomava meu remédio quando criança, na adolescência controlava com boa alimentação e exercícios aeróbicos, mas quando comecei a vivenciar a  rotina urbana de estresse no transito/trabalho/faculdade associada a uma má alimentação, a coisa mudou de figura. Alcancei os incríveis 16 por 10, que para um senhor que aos seus 55 anos se descobriu hipertenso por um exame de rotina é até compreensível, mas para um rapaz de até então 20 anos de idade, que negligenciou o que ele já sabia possuir era inaceitável. Com a pressão descontrolada, eu ganhei 13 quilos a mais, o que apenas deixou a situação pior.

A mudança foi mais simples do que eu imaginava, fui à minha Cardiologista do coração, ela me deu aquela bronca e me passou um novo tratamento, me mandou emagrecer e CORTAR o sal, exatamente cortar, zero sal. Depois da ida à Cardiologista, participei de um grupo de combate a hipertensão e diabetes da Unimed aqui de Fortaleza, a qual sou cliente. Foram consultas com cardiologista, psicóloga e nutricionista, para uma mudança de hábitos. Em 2 meses emagreci 6 quilos, es estou suando para mantê-los fora do meu corpo e expulsar outros mais.

Depois de tudo, aprendi que viver com qualidade é só questão de parar e perceber o quanto sua vida vale, e quanto é preciso para mudá-la. A minha vale muito, e custa pouco para mantê-la saudável. Beber mais água, tomar o remédio, não beber refrigerantes, não fumar, não ingerir bebida alcoólica, nada de alimentos muito salgados, subir e descer de escada no seu trabalho, faculdade ou casa, e quando puder, abandonar o volante e andar a pé.

Essa história continua daqui para frente, contei um pouco dela a você para, quem sabe, te motivar a fazer diferente e mudar tudo para melhor. Levando uma vida mais leve, com sabor e tranquila.

Antes de finalizar, encontrei um portal bem legal que é homônimo ao meu projeto e nasceu na mesma época até e pode explicar e ajudar muito mais. Segue por aqui: Eu Sou 12 por 8

Até mais e saúde pra você! =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário