domingo, 14 de setembro de 2014

Promover a Inclusão Digital faz parte da minha essência

Hoje se ouve falar menos de inclusão digital que há alguns anos atrás, pois os dispositivos móveis e frentes de incentivo ao ensino gratuito de informática surtiram o efeito que era esperado para essa década, principalmente nos centros urbanos. É muito mais fácil ouvir falar que alguém tem computador em casa ou um celular conectado à Internet. Mesmo assim ainda existem pessoas que não tem esse contato e se intimidam ao usar um computador, mesmo que não seja sua primeira vez. Morrem de  medo de um Mouse, e acham que vão quebrar alguma coisa quando digitarem qualquer letra no teclado, ou pior acreditam que o computador vai explodir. 



Foi pensando nessas pessoas, que um grupo de alunos do IFCE Campus Canindé, há mais ou menos 2 anos, elaboraram uma coletânea de materiais, sob a supervisão do professor Sávio Soares Felipe, para difusão da informática de maneira gratuita para a comunidade de Canindé, no interior do Ceará.


Na época, eu fiz parte desse projeto e minha contribuição foi diagramar as quatro apostilas da coletânea. Elas abordavam os temas mais comuns, em grau de complexidade. Primeiro você aprendia a usar o computador e a navegar na internet, depois você aprendia a editar textos e montar planilhas.  

Até então eu estuda no curso de Tecnologia em Redes de Computadores, era aluno do professor Sávio e encontrei nesse projeto uma forma de dar vazão ao meu potencial criativo. Não tinha todos os conhecimentos de design que tenho hoje, mas já dava pro gasto. Revendo esse material, percebo que não faria grandes coisas continuando no curso de Redes de Computadores, mas que nele aprendi bastante e vi que posso contribuir para melhorar nossa comunidade. Hoje prefiro olhar para o conteúdo em sim, mais do que para os erros de diagramação grotescos que cometi e com eles que aprendi como diagramar melhor meus trabalhos. Aproveitar  essa postarem, para agradecer meus colegas que fizeram parte desse projeto e ao professor Sávio Felipe pela oportunidade.

Abaixo você confere todos os materiais. Pode compartilhar, distribuir e usar bastante, mas lembre-se dê os créditos. Boa leitura e aproveite o material!  







Até mais! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário