sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Domine a Reforma Ortográfica ou ela domina você

Vista interna do Museu da Língua Portuguesa em São PauloNossas vidas são repletas de experiências, que constroem nosso repertório. A grande maioria delas é vivida durante nossa infância e adolescência. É muito provável que você tenha aprendido na escola que linguiça era escrita com trema e que k, y e w não faziam parte do nosso alfabeto.

No entanto, se você não sabe, em 2008 uma iniciativa com o objetivo de unificar o idioma escrito nos países que tem a língua portuguesa como seu idioma oficial, foi executada e adotada pela maioria dos países membros. Para os brasileiros o acordo não mudou tanto o idioma, mas mudou o suficiente para gerar algumas confusões no seu dia a dia. Inclusive nesse texto, onde fiquei em dúvida de usar
dia-a-dia ou dia a dia. Pesquisando em um material que recebi em 2009 no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, descobri que não se deve utilizar hífen em locuções adjetivas, substantivas, adverbiais, pronominais, prepositivas.

Como disse, nosso repertório é construído na infância/adolescência. Esse material faz parte da construção do meu repertório. Ele foi publicado em 2008 pelo Museu da Língua Portuguesa em parceria com a FMU e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Era distribuído ao visitantes do museu, situado na Estação da Luz. Atualmente é um material dificílimo de encontrar, por isso decidi compartilha-lo aqui no blog.

Ele está no meu Scribd, onde você pode conferir muitos outros materiais interessantes.
Confira o Guia da Reforma Ortográfica completo:


Atualmente a FMU mantém disponível o Game da Reforma Ortográfica, um jogo para que você possa saber se você domina a Reforma Ortográfica ou ela domina você. Que, diga-se de passagem, deveria estar nas pontas das línguas brasileiras desde 2012, mas um decreto da Presidenta Dilma, no mesmo ano, fixou 2016 como prazo para início da vigência do acordo, mais precisamente no dia 31 de dezembro de 2015.

Eu já me acostumei a não ter mais idéias e sim ideias. E você, será que está pronto para o próximo ano? Já sabe o novo acordo de trás para frente? Agora sabe onde procurar!

Até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário