domingo, 21 de dezembro de 2014

E se você pudesse ver a metade do ar que te rodeia?


Faz algum tempo que colaborei com blog de design, e por falta de tempo não pude dar prosseguimento a minha participação. Cheguei a fazer algumas postagens, que já não estão mais lá, e uma das minhas favoritas nunca cheguei a postar e trouxe ela para cá.


Em 2012, o inglês Martin Creed fez uma instalação de arte onde a proposta era: Se você pudesse ver a metade do ar que te rodeia? A pergunta é bem interessante mas método que ele usou para demonstrar isso, foi bem mais.

domingo, 14 de setembro de 2014

Promover a Inclusão Digital faz parte da minha essência

Hoje se ouve falar menos de inclusão digital que há alguns anos atrás, pois os dispositivos móveis e frentes de incentivo ao ensino gratuito de informática surtiram o efeito que era esperado para essa década, principalmente nos centros urbanos. É muito mais fácil ouvir falar que alguém tem computador em casa ou um celular conectado à Internet. Mesmo assim ainda existem pessoas que não tem esse contato e se intimidam ao usar um computador, mesmo que não seja sua primeira vez. Morrem de  medo de um Mouse, e acham que vão quebrar alguma coisa quando digitarem qualquer letra no teclado, ou pior acreditam que o computador vai explodir. 



Foi pensando nessas pessoas, que um grupo de alunos do IFCE Campus Canindé, há mais ou menos 2 anos, elaboraram uma coletânea de materiais, sob a supervisão do professor Sávio Soares Felipe, para difusão da informática de maneira gratuita para a comunidade de Canindé, no interior do Ceará.

domingo, 31 de agosto de 2014

Um DiaTipo assim no Ceará por um Design melhor

Quem não estuda design, mas tem o conhecimento um pouco mais avançado em informática, sabe que é possível instalar fontes em seu computador. Até mesmo quem mexe um pouco com Photoshop ou PowerPoint para fazer aquela imagens que circulam pelo Facebook, sabe que existe mais de uma fonte/letra no mundo. A questão é que elas não sabem e tão pouco imaginam como uma fonte é feita e como o design tipográfico é fundamental. 

Para quem não é designer eu tenho boas dicas para começar a entender (pelo menos um pouco) esse nosso mundo louco, porém magnifico. Já para você que é designer, publicitário, flanelinha de layout, menino da gráfica que quer subir na vida, dono de agência que entende bem do negócio, e até para o dono de agência que pede para aumentar A LOGOMARCA, também tenho informações para você. Até porque um DiaTipo assim no Ceará precisa acontecer todo ano.

Para quem não é designer...


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Subindo pela montanha em busca do paraíso no Ceará

Existem viagens que te fazem pensar o quanto de tempo, precioso, você perde passando seus finais de semana em casa, quarando, deitado no sofá assistindo ao Faustão. O quanto do seu próprio estado você não conhece e há muito passa batido. E é isso que eu vou mostrar que você está perdendo, e o que eu também estava.

Só pra contextualizar, eu estava de férias, tinha que aproveitar. E o destino estava entre São Paulo, ou uma serra bem fria, Guaramiranga ou Ubajara. Eis que surgiu uma bela oportunidade, e eu aproveitei. Peguei o carro, arrumei a mochila, contei a grana, peguei as passageiras e fui. Rumo à Ubajara. Mais de sete horas de viagem depois, e um caminho de encher os olhos, chegamos. E para minha surpresa não estava frio, muito pelo contrário, estava quente bem quente, mas não menos lindo. A serra estava do jeito que eu gosto, VERDE! Com um ar que nem a grande quantidade de carros presentes nas cidades vizinhas era capaz de poluir. Sentir tudo isso é uma experiência magnífica.

Nessa viagem, três cidades estavam no roteiro: Ubajara, Tianguá e Viçosa do Ceará. Tive a honra de ter uma guia-turístico muito simpática, atenta aos detalhes e que além de guia foi um ótima anfitriã, juntamente com sua família. O que tornou a experiência ainda mais memorável. Vamos então?

domingo, 25 de maio de 2014

Projeto 12porOito, uma pitada de saúde na sua vida

Depois de falar de Chocolate, algo que engorda bastante algumas pessoas, vamos falar de vida saudável. Afinal saúde é coisa muito boa!

Para quem não sabe, o autor deste blog é hipertenso.

Vulgarmente conhecida como pressão alta. É uma doença crônica, causada por diversos fatores: hereditariedade, obesidade, estresse, excesso de sal e alimentação desequilibrada. Os hipertensos, não podem fazer ingestão excessiva de sódio, aliás, o recomendado é apenas uma colherzinha rasa de chá de sal de cozinha para um dia inteiro. Não só cloreto de sódio [sal de cozinha] mas sim o sódio como um todo. Essa substancia é responsável pela contração dos vasos sanguíneos, artérias, veias e capilares, o que dificulta a passagem do sangue por eles. Assim, o coração bombeia o sangue com mais força, para que ele possa chegar as partes mais importantes do corpo [todas] com a mesma eficiência. O esforço que o coração faz para mandar sangue para todo o corpo tem um preço. Na verdade vários. Seu coração bate mais forte podendo causar sobrecarga ventricular, você começa a reter líquido, contando também com as doenças amigas da hipertensão: colesterol alto e diabetes. Hipertensão pode matar.

A pressão ideal em um humano adulto é de 12 por 8. Isso quer dizer que: Quando seu coração contraí para esvaziar-se mandando sangue para a aorta, a pressão deve corresponder a 120 mmHg [milímetros de mercúrio] e quando ele relaxa para e enche suas cavidades de sangue novamente a pressão deve corresponder a 80 mmHg, ou seja: 12[máxima] por 8[mínima]. Acima disso existe um limite, mas meu conselho é que você procure um cardiologista e faça dele seu médico do coração.

Have a Break Ostentação! Have a KitKat!

Eu sempre tive uma mania de buscar comidas exóticas importadas na cidade em que vivo/trabalho. Gosto de chamar de experiência gastronômica ostentativa, pois pouca gente conhece ou já comeu o que eu compro. Já encontrei de um tudo, mas há algum tempo encontrei numa rede de supermercados aqui de Fortaleza, o supra-sumo da gordice ostentativa. Novos sabores de KitKat, importados de dois países da Europa, Inglaterra e Itália.


São três versões, do wafer banhado em chocolate mais gostoso que já vivi, que provam a possibilidade de melhorar o algo já bom. Dark, White e Chunky Peanut Butter [Manteiga de Amendoim] são eles. O Dark é chocolate amargo, que derrete quando você põe na boa. Meu favorito dos três. Mais ainda, porque gosto muito de chocolate amargo. O White é chocolate branco, com o sabor na medida certa, sem o característico e excessivamente marcante gosto de leite, que o chocolate branco comum tem, e também derrete na boca. Já o Chunky Peanut Butter vai transcender o que você conhece sobre KitKats. Antes de todo o resto, preciso dizer que ele é uma linha única de KitKat, surpreendentemente grande, dividida em três sessões. A mistura de chocolate com a tão falada manteiga de amendoim, em filmes americanos, transformam o doce em uma iguaria, te levando a uma experiência  magnífica.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Boas Experiências geram Ótimas Referências

É de praxe nas conversas em que eu esteja, quando o assunto é telefone celular, meus amigos ou conhecidos me pedirem uma opinião. Todos os meus amigos já sabem qual meu fabricante favorito, pra usar e indicar. A Nokia. Sim, estou escrevendo esse post. Sim, sou fanboy da Nokia, não tenho medo de admitir. Pelos simples fatos, de meu primeiro telefone ser Nokia, e a maioria de seus sucessores serem do mesmo fabricante, e de possuir uma experiência única de uso de seus aparelhos. E antes de continuar, esse post não é patrocinado.

Durabilidade é um termo que está presente no DNA da marca Nokia, no entanto, recentemente, descobri alguns outros termos que já faziam parte dela, mas que não eram bem executados. Atenção, carinho, cuidado, eficiência, gentiliza, bom-humor... Parece até que eu tô falando de uma marca de SPA, plano de saúde ou marca de fraldas, mas não, é de uma fabricante de celular. O principal ponto, meus amigos, que me fez escrever essa perspectiva foi minha recente experiência com o Serviço de Garantia da Nokia, o Nokia Care. Vamos ao caso...

Atualmente possuo um smartphone Lumia 620. Tenho praticamente minha vida plugada a ele e que, apesar do lobby do Google, me dá uma agilidade monstruosa em ler meus e-mails, estar conectado ao Facebook e mais recentemente ao Instagram. 

Como disse, tenho praticamente minha vida plugada a meu Lumia e, de tanto usar, o botão de bloqueio/ligar[power] fadigou e deixou de funcionar. Imagina o problema que foi usar um telefone que eu tinha que aguardar 30 segundos para que ele bloqueasse a tela sozinho. Se eu tivesse o número da Christina Aguilera, ele teria ligado, sem que eu discasse. Não exitei, falei com o pessoal da Nokia no Twitter, no perfil Nokia Suporte - @NokiaSuporte. Eles foram extremamente simpáticos e atenciosos, a empresa autorizada da Nokia aqui no Ceará me deu três dias de prazo para a finalização do reparo, e eu enlouquecendo sem telefone. E enlouquecendo também o pessoal do suporte através do Twitter. 

Novo layout para falar de coisas boas!

Depois de um longo tempo afastado, decidi retomar esse projeto mais uma vez. Agora com ênfase em coisas legais, opiniões pessoais, meus "jobs" de sucesso, pessoas desconhecidas que são legais de conhecer, o que eu encontro de bom na internet e opinião de um designer que não entende nada de música sobre música . Esse projeto é pessoal, mas nada impede que um ou outro amigo possa ajudar, compartilhando experiências e dicas de design. Todos os comentários serão muito bem recebidos, mas só os mais legais serão publicados. Vou também adiantar que em breve ele irá pra a plataforma Wordpress e você ficará sabendo antes de acontecer.

Deixe todo seu preconceito na porta antes de entrar, compreenda que os textos não passam por revisão, que só postarei aos finais de semana e se você encontrar algum erro, e desejar, fique a vontade para me avisar. É bom ter você aqui! Até breve! ;)